Às vésperas do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado em 2 de abril, a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) apresenta duas importantes iniciativas para qualificação do atendimento educacional das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Santa Catarina. O objetivo é ampliar a inclusão e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos educandos e suas famílias. As iniciativas são o Portal do Autismo de Santa Catarina e a publicação inédita Diretrizes dos Centros de Atendimento Educacional Especializado do Estado de Santa Catarina – Transtorno do Espectro Autista, que serão lançados no dia 30 de março, às 19h, no Programa Educação Especial em Foco, transmitido ao vivo pelo Canal da FCEE no YouTube e pelas redes sociais da instituição diretamente dos estúdios da FAPEU, no campus da UFSC, em Florianópolis.

Com mediação do jornalista Pedro Paulo Moreira, o programa receberá Janice Krasniak, presidente da FCEE; Fabiana de Melo Giacomini Garcez, Supervisora de Atividades Educacionais Extensivas da FCEE; Catia Cristiane Purnhagen Franzoi, presidente da Associação Catarinense de Autismo (ASCA); e Nivia Michelli Garcia Vieira, assessora técnica na Federação das APAEs de Santa Catarina.

“O portal e as diretrizes foram desenvolvidos pela FCEE com o objetivo de disseminar conteúdo técnico específico e oferecer subsídios científicos de eficácia comprovada para um melhor atendimento educacional das pessoas com TEA tanto na rede regular de ensino como nas instituições especializadas. E são lançados justamente numa época em que a recente mudança na classificação tem provocado o aumento de diagnósticos de pessoas com TEA, as quais, atualmente, somam 2 milhões de brasileiros”, destaca Janice Krasniak, presidente da FCEE, referindo-se à alteração da Classificação Internacional de Doenças, publicada pela Organização Mundial da Saúde, que entrou em vigor em 1 de janeiro de 2022. A CID 11 passou a englobar todos os transtornos e síndromes relacionadas em apenas um diagnóstico: o TEA.

Janice explica que a FCEE tem, por competência, definir e coordenar a Política de Educação Especial do Estado de Santa Catarina, fomentando, produzindo e disseminando o conhecimento científico e tecnológico dessa área. “Nesta perspectiva, cabe a nós o papel de nortear o trabalho desenvolvido pelas instituições especializadas, considerando a especificidade dos educandos público da educação especial e o compromisso com o desenvolvimento de práticas e metodologias que apresentem evidência científica e que atendam às necessidades deste público”, complementa.

Diretrizes: instrumento para profissionais da educação especial
O documento intitulado “Diretrizes dos Centros de Atendimento Educacional Especializado do Estado de Santa Catarina – Transtorno do Espectro Autista” foi elaborado por técnicos da FCEE, com a colaboração de profissionais da ASCA e da FEAPAES-SC, com o objetivo de instrumentalizar profissionais que atuam com as pessoas com TEA, prevendo efetivamente a melhoria de qualidade de vida.

O conteúdo baseia-se em documentos e publicações que definem as intervenções em autismo sob a ótica do conhecimento científico. Neste sentido, é importante esclarecer que a FCEE adotou como práticas de intervenção a serem utilizadas com educandos com TEA, em quaisquer serviços disponibilizados nos Centros de Atendimento Educacional Especializados, as Práticas Baseadas em Evidências (PBE) para autismo, descritas e atualizadas pela agência estadunidense National Clearinghouse on Autism Evidence and Practice (NCAEP).

Essa publicação integra a série de diretrizes que vêm sendo produzida pela FCEE nos últimos anos. Em 2020 foram publicadas as “Diretrizes dos Centros de Atendimento Educacional Especializados em Educação Especial” e, em 2021, as “Diretrizes para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na rede regular de ensino de Santa Catarina”, que servem como base para os atendimentos especializados de educação especial no estado de Santa Catarina. As diretrizes estão disponíveis para download no menu Publicações do site da FCEE.

Portal do Autismo: informação e serviços
No endereço autismo.fcee.sc.gov.br estarão centralizadas as principais informações relacionadas ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e conteúdos relevantes para contribuir para a ampliação e a disseminação do conhecimento a respeito do autismo. O objetivo é difundir os direitos e promover a inclusão da pessoa com autismo, combater a discriminação, qualificar o atendimento à pessoa com TEA e os métodos de ensino e aprendizagem com vistas ao desenvolvimento e a autonomia desse indivíduo.

No portal, o público encontrará informações sobre autismo - níveis, dados, leis e direitos; diagnóstico - sinais, comportamentos, comunicação social; ensino e aprendizagem – intervenção precoce, métodos e estratégias de ensino, terapias, papel da família; mercado de trabalho – preparação para o mercado, oportunidades de trabalho; dúvidas frequentes; notícias relacionadas; e dicas de filmes, livros, sites e publicações técnicas sobre o tema. No portal estarão em destaque, também, informações para obtenção da Carteira do Autista e sobre como acessar o atendimento especializado, tanto na FCEE como nas instituições credenciadas.

O Portal do Autismo, assim como o programa Educação Especial em Foco, são projetos originados da parceria técnico-científica firmada pela FCEE com a FAPEU/UFSC.



A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Florianópolis está em festa. As obras para a reforma e ampliação da sede estão iniciando. Serão 2,4 mil metros quadrados que irão abrigar 40 novas salas, incluindo espaço de integração sensorial e aquisição de mobiliário acessível para a brinquedoteca. Atualmente, a unidade atende 650 alunos, após as obras a capacidade alcançará mil educandos.

Os recursos de R$ 5 milhões aplicados pelo Governo do Estado por meio da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), fazem parte do maior investimento da história da inclusão de Santa Catarina. Já são mais de R$ 250 milhões em projetos aprovados que estão sendo disponibilizados para todas as regiões.

O lançamento do início das obras ocorreu na manhã desta sexta-feira, 25, com a presença dos presidentes da Apae de Florianópolis, Ricardo Mendonça; da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Janice Krasniak; e da Federação das Apaes de Santa Catarina (Feapaes/SC), Alice Kuerten, além de pais e professores.

A presidente da FCEE, Janice Krasniak, destacou que nunca um governo investiu tanto na Educação Especial. “Aqui é mais um exemplo de uma grande conquista. Vamos zerar a fila de espera de atendimentos em Florianópolis. E isso também está acontecendo em outros municípios do Estado. O governador Carlos Moisés tem um olhar humanizado para o segmento da pessoa com deficiência. Isso representa muito mais qualidade de vida e inclusão social.”

A previsão de entrega das obras é para novembro deste ano. “É um presente do Governo do Estado. Vamos aumentar significativamente o número de atendimentos. Um dos grandes objetivos. Essas melhorias representam qualidade, conforto e mais inclusão social”, disse o presidente Ricardo Mendonça.

Alice Kuerten destacou que a Apae de Florianópolis aguardava pelas obras há muito tempo. “Chegamos a fazer muitas tentativas de parcerias, mas nunca deram certo. Agora chegou o momento. Nosso anseio é atendido pelo Governo do Estado. Só tenho gratidão por esse momento, pelo olhar do governador Carlos Moisés para a Educação Especial que não deixa de ser um olhar para a educação como um todo.”

Mãe da Natália de 34 anos, Mônica Joesting Siedler, pontuou que as melhorias na Apae dão uma atenção para a pessoa com deficiência, que é um sujeito de direito. “É preciso que de fato ele seja incluído. O Governo do Estado priorizando a pessoa com deficiência diz sim, tu és daqui. Eles vêm para Apae e ficam mesmo quando envelhecem. E esse envelhecimento é de forma atípica e prematura. Esse investimento na instituição mostra que eles são visíveis, que eles existem e fazem a diferença. A sensação hoje é de justiça.”


A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) anuncia a realização da 2ª Escolha de Vagas do ano de 2022 referente ao Processo Seletivo 001/2021/FCEE, que visa admitir professores em caráter temporário para atuarem na educação especial da FCEE e nas instituições parceiras de todo o Estado em 2022. A escolha de vagas ocorrerá de forma presencial no dia 21 março de 2022, conforme orientações e cronograma disponível no documento Orientação e Quadro de Vagas - 2ª Escolha de Vagas 2022 - Processo Seletivo FCEE 001/2021 disponível para download neste link.

A FCEE solicita aos candidatos atenção às Retificações no Quadro de Vagas publicadas no site na sessão Institucional/Editais/Escolhas de Vagas. Alguns locais serão divulgados posteriormente.

Por medidas de segurança contra COVID-19 e demais vírus respiratórios e em cumprimento à legislação vigente e o Decreto nº 1669 do Governo do Estado, publicado no DOE nº 21.686 de 12.01.2022, que torna obrigatória a vacinação contra a COVID-19 para todos os trabalhadores da Educação, será exigido para a posse, comprovante de vacinação contra a COVID-19, que poderá ser uma cópia impressa da carteira de vacinação ou certificado impresso emitido no aplicativo Conecte SUS. Além disso, procedimentos de segurança como uso obrigatório de máscara e distanciamento social serão adotados. Não será permitida a permanência de acompanhantes, mesmo quando necessário, nos locais de posse (auditório e salas).

Chamada Pública

A Fundação Catarinense de Educação Especial torna público, pelo presente Edital, as normas para Chamada Pública, em razão de esgotada a listagem de professores classificados, no processo seletivo Edital nº no 001/2021/FCEE, em obediência aos Princípios Constitucionais da Impessoalidade, Publicidade e Eficiência Administrativa. O Edital de Chamada Pública está disponível neste link.


Em formato on-line, curso é voltado para professores que atuam na rede regular de ensino com pessoas com deficiência e para “segundo professor” de turma


Professores de Educação Especial dos municípios de Santa Catarina que atuam em sala de aula também podem se inscrever para o curso Educação Especial no contexto da educação básica: Aspectos teóricos e Metodológicos, uma iniciativa lançada pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) no início de março com o propósito de oferecer aprendizagem de qualidade e gratuita a esses profissionais. O curso é voltado para professores que atuam na rede regular com estudantes que formam o público da Educação Especial e para professores auxiliares, os chamados “segundo professor” de turma.

Em formato 100% on-line,
a capacitação terá duração de dois meses, com início em 28 de abril, carga horária de 80 horas e tutoria permanente. As inscrições devem ser feitas até o dia 18 de abril pelo site www.fcee-sc.net.br.

“A FCEE investe constantemente em capacitação para o aperfeiçoamento dos profissionais que atuam com o público da Educação Especial, tanto nas escolas da rede regular de ensino como nas instituições parceiras. Pela primeira vez estamos ofertando uma capacitação deste nível e com essa abrangência, buscando alcançar os profissionais da rede em todos os municípios do estado”, afirma a professora Janice Krasniak, presidente da FCEE.

Janice enfatiza que o curso vai além da abordagem sobre as especificidades do público da Educação Especial, que totaliza 19.542 pessoas com deficiência matriculadas na Educação Básica da rede estadual. “Queremos capacitar os professores também em relação à política da Educação Especial no Estado e sobre o papel social da escola na inclusão da pessoa com deficiência”, complementa.

Aprendizagem em módulos

O curso Educação Especial no contexto da educação básica: Aspectos teóricos e Metodológicos é um dos produtos originados da parceria técnico-científica firmada pela FCEE com a FAPEU/UFSC em setembro de 2021. E foi desenvolvido em três módulos, organizados de acordo com a trilha de aprendizagem proposta: Política de Educação Especial de Santa Catarina (10h), Papel social da escola, Concepção de ensino e aprendizagem e Ensino Colaborativo (20h) e Especificidades do público da educação especial (50h).

“O curso é totalmente ofertado a distância, por meio de um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA), espaço em que se desenvolve todo o estudo e ocorrem as interações entre os cursistas e os tutores”, explica Giovana Schuelter, Analista técnica EAD na FAPEU. Ela destaca que será responsabilidade do cursista acessar o AVEA para realizar o estudo e as atividades obrigatórias, que serão acompanhadas constantemente pelos tutores. “O participante terá à disposição um material didático – disponibilizado em mídia on-line interativa e na versão em PDF, atividades avaliativas e momentos de interação on-line”, complementa. Os cursistas que concluírem todas as atividades obrigatórias propostas com o desempenho exigido para a sua conclusão receberão um certificado digital emitido pela FCEE.

 


Conjunto de elementos interligados é um dos únicos no país e permite
a produção digital de assentos e encostos de cadeiras de rodas para adequação postural de pessoas com comprometimento físico.

Nesta semana, a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) recebeu um sistema adquirido para a produção de assentos e encostos de cadeiras de rodas para a adequação postural de educandos com deformidades ósseas.

Um dos únicos no Brasil e pioneiro em Santa Catarina, o complexo possui Comando Numérico Computadorizado – CNC, que controla digitalmente vários eixos de uma máquina de usinagem, que talha materiais brutos como espuma para evitar a piora da condição óssea comprometida e oferece mais conforto à pessoa com deficiência.

“Com essa estrutura, que conta com o equipamento, as espumas, a cadeira avaliadora para modelagem, a tecnologia do software e do scanner, é possível a confecção de peças complexas, seriadas e de grande precisão com redução do número de erros e do tempo de produção”, explica Ana Carolina Savall, coordenadora do Centro de Tecnologia Assistiva da FCEE - CETEP, que complementa: “A próxima etapa é a capacitação dos profissionais que vão operar o sistema, prevista para os dias 28 e 29 de março, para posterior implantação do serviço, que vai iniciar em caráter experimental com nove pessoas”, conclui.

A presidente da FCEE, Janice Krasniak, lembra que a aquisição representa uma melhora significativa na qualidade de vida das pessoas com deficiência física. “Somos uma das poucas instituições públicas do país com sistema de adequação postural via fabricação digital como este. Somente no campus da FCEE, são mais de 60 pessoas com esse tipo de comprometimento e, posteriormente, pretendemos estender o serviço aos educandos atendidos na rede conveniada conosco”, orgulha-se Krasniak.

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